quarta-feira, 30 de junho de 2010

Minha Máquina de Pão...

Há alguns dias atrás falei aqui da minha máquina de fazer pão e há muito tempo venho querendo fazer uma postagem em "homenagem" à ela:
trenzim bão ", não sei mais viver sem ela... rs. Tenho a minha há quase um ano e pesquisei bastante antes de "ganhá-la" do marido... rs. Ouvi muita coisa ruim à respeito e algumas coisas boas, mas minha intuição de Dona-de-Casa não me enganou, quis a minha e uso pra caramba.
  • Me falaram que gastava muita luz, uso a minha pelo menos umas três vezes por semana, e nunca vi nenhuma mudança na minha conta de luz. Ela tem uns ciclos longos pra fazer um pão do início ao fim, mas na maior parte do tempo ela esta parada com o pão crescendo dentro dela, imagine o quanto você gastaria pra deixar a sua batedeira batendo uma massa pra você e depois um mini-forno elétrico assando ele por uma hora, é isso.
  • Também me disseram que o pão fica duro ou então cresce demais e cai no final, mas eu acho que a pessoa pra ter uma máquina destas tem que ter a mínima noção de como se faz um pão, porque mesmo tendo as medidas bem certinhas nas receitas, você precisa observar a massa quando ela começa o processo de amassar e pode corrigir a massa com um pouco mais de farinha ou líquido, dependendo se está muito dura ou muito mole.
  • Outra coisa muito boa é a programação que você pode fazer nela para o pão estar pronto na hora que você quiser. Você coloca os ingredientes nela e programa para estar pronto na hora em que você vai acordar, não precisa nem despertador porque o cheiro do pão fresquinho te acorda. Só tem que ter alguns cuidados: eu fecho a porta da cozinha e do meu quarto quando ela está programada assim, porque senão a máquina te acorda quando ela começa a fazer o pão de madrugada, ela dá uns "bip-bip" quando o processo inicia.
  • Uso muito a minha máquina também só para amassar o pão ou outra massa qualquer, dou o formato que quero na mão e asso no forno normal, como na foto acima que fiz um pão integral, e com a massa fiz alguns pães para hambúrguer,um em formato de bichinho pra Flora e deixei dois grandes para assar em fôrmas de pão.
Este pão integral eu inventei a receita baseada nas medidas de outros pães que vem no livrinho de receita da máquina:
2 xicaras de schrot de trigo
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de semente de linhaça
1/2 xícara de semente de girassol
2 colheres (sopa) de óleo de milho
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (café) de sal
2 colheres (café) de fermento seco para pão.
Se você for fazer na máquina coloque sempre os ingredientes úmidos primeiro e depois os secos.
Eu como só amassei na máquina e dei a forma depois, coloquei antes de ir para a forma um punhado de castanha-do-pará em cada pão, integrei-os à massa e dei o formato para crescerem.
E toda vez que faço pão, um pedacinho de massa tem que ir pra minha ajudante de cozinha
Dona Florinha!

Mas uma das coisas para que mais usamos a máquina por aqui é pra fazer pizza, ô beleza!

" Servidos?"

3 comentários:

Gina disse...

Ah, isso não se faz! Estou de dieta e você me vem com essa pizza!
Tá bom, ver não engorda...
Também uso bem a minha máquina e estou satisfeita com ela.
Bjs pra você e pra sua ajudante de cozinha!

Maria disse...

Adorei saber das vantagens de ter uma máquina de pão, pois eu tinha interesse em ter uma, porém tinha medo de estar adquirido um trambolho inútil. nada como ter páo fresco e de procedência.
Beijos

Meire Solange disse...

Bárbara seu blog é muuuuuuito bommmmmmm!!Bárbaro!!!Gostei de tudo que vc faz,anotei muitas receitas,obrigada pela dicas.Bjinhos e que Deus abençõe vc e sua família!