sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Palitos de Nata...


Aqui em casa eles são carinhosamente chamados de "Balitos te Nada ta Falesca"... rs.
Já falei uma vez da Valesca aqui, ela é uma figura folclórica e queridíssima da minha família.
E estes "palitos de nata" são mais uma das receitas famosas dela... com uma mudancinha minha, que é farinha integral, que sempre que posso utilizo.


Então vai lá, você vai precisar:
1 pote de nata
A mesma quantidade de leite
1 colher (sopa) rasa de sal
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) rasa de fermento químico
Farinha (uso 1 xíc. de farinha integral e o restante de farinha de trigo branca) até dar ponto de amassar, como na foto abaixo:


Sove a massa até que ela fique lisa, como abaixo:

Deixe-a descansar por uns 10 minutos.


Com rolo de massa, abra-a na espessura que desejar, quanto mais fina mais crocante o palito.


Se desejar salpique sementes, eu usei em alguns gergelim e em outros semente de girassol. Mas o que na minha opinião ficou mais gostoso foi com queijo parmesão ralado. Outra opção possível é sal grosso.


Após salpicar, passe mais uma vez o rolo para que a semente penetre na massa.


Com um cortador de massa faça os palitos.


Arrume-os em uma assadeira untada e asse em forno bem quente, até que dourem.


E sempre tenha ao lado uma ajudante que espalhe farinha pela cozinha inteira... rs.

3 comentários:

Gina disse...

Bárbara, tenho mais de 30 receitas de biscoitos doces e salgados, mas estes são em pequeno número. Não posso ver uma receita dessas que já fico querendo experimentar.
Brincar de massinha é algo que levamos pra vida toda... Que linda a Florinha cheia de farinha... rsrs!
Bjs.

Viviane disse...

Olá Barbara

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Menina Prendada será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

Unknown disse...

Aiiii que gracinha, passa lá no meu blog, tem um presentinho para vc. Bjs!