quarta-feira, 2 de julho de 2008

Latas de óleo que viram formas de pão...

Há uns anos atrás só se conhecia estas embalagens para óleo de cozinha, elas foram substituídas por embalagens plásticas, o que na verdade faz com que consumamos mais conservantes ainda, porque como o óleo agora é exposto a luz ele precisa de uma quantidade maior de produtos químicos que o conservem... é o que dizem os especialistas... "o porquê" foi mudado para o plástico é que eu não sei... "Alles Plastick" como diz o compositor Carlos Careqa
Mas ainda pode-se encontrar em alguns supermercados estas "antigas" latas de óleo... esta minha já está bem queimadinha porque há anos já a uso como forma para pão, é ela que dá aquele formato simpático para o pão que postei ontem.
Para transformar a lata em forma é muito simples, depois que a lata esvaziou, você pega o abridor de latas e do mesmo lado que fez os furinhos você termina de abri-la. Então pegue um martelinho ou algo similar e bata aquelas ferpinhas de lata que ficam ao abrir. Então é só lavar a forma e secar. Quando fizer o pão ela deve ser untada com óleo e enfarinhada com farinha de milho para que o pão saia mais facilmente... lembre também que o pão cresce, então coloque a massa somente até a metade da lata.


2 comentários:

Feltro em casa disse...

A minha irmã me lembrou outro dia de uma coisa:... a minha mãe usava essas latas para fazer aqueles bolinhos de natal com frutas, etc...ai ela largava aquele creme de açúcar confeiteiro que logo endurece. Então o bolo ficava como se fosse uma vela (gorda) com a cera escorrida, aí ela enfiava uma amêndoa como pavio. Detalhe: dava para acender a amêndoa, ELA PEGA FOGO!!!! Eu não me lembrava disso!!!E usava essas formas de lata de óleo!!!Legal né? Fica bem bonitinho no Natal. Tu coloca num pratinho, enfeita em volta do bolinho com coisinhas natalinas, e põe na mesa!!!Beijão. Malú

Barbara Horn disse...

Eu já fiz isso sim Malú... eu fazia estes pães com castanha-do-pará, daí colocava uma bem comprida enfiada em cima, só pra acender, fica uma vela linda...rs...acho estas coisas muito divertidas....faz tempo que não faço... quando fizer denovo eu vou postar em sua homenagem...rs....beijos!